Idealização

Think Global Capacitação e Desenvolvimento

 

A Think Global surgiu como resultado de décadas de atuação internacional de seus idealizadores para oferecer soluções para pessoas e empresas que desejam melhorar seu desempenho através do pensamento global.

 

Neste sentido, a Think Global oferece soluções de mentoring, coaching, asessoria e planejamento estratégico além de inteligência, estruturação e comunicação internacional além de ter uma rede de parceiros que compartilham a mesma filosofia para o alcance do sucesso.

 

Convencidos de que as pessoas e organizações bem sucedidas são aquelas que levam em consideração a atuação global, colocamos à disposição um leque de soluções serviços de apoio a parceiros que desejam ampliar sua atuação. Contate-nos!

 

Leandro Joia.jpg

Operações Internacionais

ljoia@thinkglobal.com.br 

 

História

 

Nascido em Mirassol, polo moveleiro do interior do Estado de São Paulo e crescido na cidade de São Paulo, convivi desde cedo entre a pujança da Capital e com o estilo de vida do caipira, situação esta que me expôs logo ao convívio com diferentes estilos e formas de pensar e agir. Também, por influência dos meus pais, sempre fui muito incentivado nos estudos e assim comecei a ter o prazer por aprender línguas, por desvendar a história dos países e a estudar geopolítica mundial. Desta forma, crescia dentro de mim os estímulos para um pensamento global.

 

Atuação Profissional

 

Durante o meu segundo grau obtive contato com a área de Comércio Exterior, através de um programa de teste vocacional, onde fui apresentado às operações internacionais, ao relacionamento comercial e diplomático entre empresas e países. A partir deste ponto, iniciei minha carreira profissional nas operações de courier da DHL, para em seguida começar à atuar na área de Supply Chain, dentro da Ford Motor Company, empresa esta que vivenciei toda a parte burocrática do comércio exterior e da logística internacional, além dos tramites do Drawback. Após esta experiência, fui atuar nas operações e projetos de trading.

 

Na Cisa Trading, assumi a posição de analista de logística, passando à coordenador de área até assumir a gerência de uma das células de trabalho da empresa, posição esta onde pude desenvolver diversos projetos de logística, importação e exportação de produtos de informática, elétrico e eletrônico, cartuchos de impressora, áudio e vídeo, software, acessórios para escritórios, malas e mochilas, máquinas e equipamentos, geradores de energia, roupas, vestuário, tecidos e acessórios, pneus, aço, leasing internacional, aeronaves, guindastes, área automobilística, produtos médico hospitalares, telecomunicações, materiais de construção, algodão, cimento, produtos químicos e perigosos e bebidas (vinho e energéticos) para atacado e varejo.

 

Nesta minha jornada em trading, fui multiplicador de conhecimento e vivenciei os mais variados problemas e entraves enfrentados no comércio exterior, desde greves a navios que pegaram fogo, foi quando fui convidado a reestruturar a operação de comércio exterior de uma das principais empresas de distribuição de produtos de informática no Brasil, alinhando a operação de distribuição de produtos produzidos no Brasil com os importados. Nesta ocasião implantei um centro de consolidação de carga em Miami e participei da abertura do Centro de Distribuição da empresa no Rio de Janeiro.

 

Por fim, já tendo cumprido com a minha função na distribuidora de informática, parti para uma nova reestruturação, desta vez numa multinacional alemã, no ramo de automação industrial, readequando a operação de comércio exterior, logística e administração de vendas.

 

 

 

Leandro Joia é formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero Americano, Pós Graduado em Marketing Internacional pela Universidade Paulista e Master em Business Administration na Brazilian Business School. Atuante na área de Supply Chain, operações e projetos internacionais desde 1995.

Rodrigo Solano Im.jpg

Projetos Internacionais e Clínica da Cultura

rsolano@thinkglobal.com.br  

 

História

 

Nascido em Santos, filho de mãe portuguesa e pai brasileiro, aprendi a ver o Brasil e o mundo de maneira um pouco diferente. Primeiro que meu desenvolvimento como pessoa deu-se sob a influência da assertividade europeia e da flexibilidade brasileira. Depois que a admiração de meu pai pelo exterior e sua curiosidade por línguas estrangeiras me despertaram a curiosidade e um amor latente pelo mundo. Já minha mãe me ensinou a ver o Brasil de uma maneira curiosa, percebendo suas riquezas de uma forma que somente um estrangeiro o faria. Cresciam dentro de mim os estímulos para um pensamento global!    

 

Atuação Profissional

 

No fim da década de 1990 tive meu primeiro contato com operações internacionais através da Professora Maria Helena Afonso que desenvolvia, na época, missões empresariais para o exterior, principalmente Ásia. Lá assumi um posto de assistente comercial depois de Marketing Officer no escritório comercial do Reino da Tailândia no Brasil. Foram 8 anos de uso intenso de línguas, filosofias e modus operandi totalmente diferentes do que normalmente acontece no Brasil. Depois fui trabalhar junto às operações da presidência da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, organização onde tive a oportunidade de atuar em vários cargos. Entre eles, graças ao meu grande interesse pela cultura e negócios com os árabes, atuei em seminários e treinamentos para orientação de negócios entre árabes e brasileiros. Também fui palestrante em diversas Universidades e Organizações. Por último, gerenciei um projeto da ApexBrasil para o segmento de chocolates, balas e amendoins na ABICAB, o que me expôs ainda mais a diversas culturas, desta vez no ocidente.  

 

Interesses e Valores

 

Na minha atuação profissional, sempre viajei muito para diversos países. Nestas viagens conheci muitas pessoas de diferentes culturas, religiões e filosofias. Como interesse em entender tudo o que possas ser classificado como exótico sempre foi um hobby para mim, desde o início dos anos 2000 tenho me dedicado a entender a mente humana no contexto global. Hindus, Budistas, Muçulmanos, Cristãos, Judeus, Ateus, Indígenas, Cientistas etc., fizeram parte do meu laboratório. Este contexto de trabalho e estudo que me trouxe grande imparcialidade para respeitar a diversidade de pensamentos. Conheci diversas culturas, idiomas, gastronomias, formas de viver, pensar e chegar a soluções bem diferentes do que se sabe no Brasil. Também conheci pessoas de elevada consciência que contribuiram para que hoje eu pudesse atingir o que chamo de equilíbrio .  

 

 

 

 

Rodrigo Solano é formado em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior e Pós Graduado em Marketing Internacional, Master em Business Administration, certificado internacional em Coaching e análise comportamental DISC pela Sociedade Latino Americana de Coaching e especialista em Semiótica Psicanalista (Clínica da Cultura) pela PUC - São Paulo abordando temas relacionados ao multilinguismo e interpretação sígnica. É membro da Sociedade de Criação de Línguas nos E.U.A. (Language Creation Society) tendo estudado estruturas linguísticas de idiomas presentes em todos os continentes do globo e é construtor de uma linguagem artificial híbrida. Tem atuado, desde 1998, em atividades internacionais, para o governo da Tailândia, para a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e para Projetos Setoriais da Agência Brasileira de Desenvolvimento de Exportações e Investimentos. Teve a oportunidade de  conhecer culturas e aplicação prática de línguas em mais de 30 países, além de já ter sido professor de inglês e português para estrangeiros.